sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Cristino Gomes da Silva Cleto

"Corisco" foi o apelido do cangaceiro Cristino Gomes da Silva Cleto, chefe de um bando considerado o mais importante depois daquele comandado por Lampião.

Corisco (raio) nasceu em 1907, em Matinha de Água Branca, Alagoas e foi morto na Bahia pelo tenente José Rufino, em 25 de maio de 1940. Sua morte encerrou definitivamente a existência do cangaço.

Corisco entrou no Exército Brasileiro em 1924 em Aracaju. Desertor, foi perseguido e encontrou refúgio no cangaço. Seus conhecimentos de técnica de guerra lhe valeram o interesse e a confiança de Lampião. Depois de muita hesitação Corisco se aliou a Lampião em Vila Bela, Pernambuco e desde então lhe permaneceu fiel.

Em 1927 assumiu a direção de um bando de cangaceiros e reivindicou autonomia em relação a Lampião, embora o considerasse o seu superior hierárquico.

Devido a sua formação militar aliada à sua forte personalidade guerreira, Corisco não tinha a diplomacia necessária para negociar. Com a morte de Lampião não conseguiu sobreviver.

Corisco, como Lampião, fazia-se chamar de "capitão" e assim assinava os "pedidos" de dinheiro que enviava às suas vítimas.

Sua mulher Dadá, teve papel importante na história do cangaço, não só por participar ativamente das lutas mas sobretudo por ter sido a estilista dos cangaceiros. Foi ela a criadora da famosa estrela de oito pontas que enfeitava os chapeus de couro dos cangaceiros.

Os mais conhecidos participantes do bando além de Corisco e Dadá eram Pancada e sua mulher Maria, Velocidade, Atividade, Roxinho e a cachorra Jardineira.

Corisco com a sua vitalidade, energia e violência, fascinou Glauber Rocha e inspirou o seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol


fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Corisco

Um comentário:

Anônimo disse...

IMPRESSIONANTE!NAMOREI UM CARA COM O MESMO NOME E SOBRENOME DO CORÍSCO.E COMO CORÍSCO,TAMBÉM É NORDESTINO.